Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

Como não estive presente na passada aula de Projecto do dia 16, apresento individualmente as respostas ás perguntas colocadas relativamente ao caso dos testes no jogo Spore.

 

 

Problema

Verificação do comportamento dos jogadores no jogo Spore. Avaliação qualitativa dos procedimentos e acções efectuados pelos intervenientes em testes de usabilidade realizados em simultâneo. Avaliação da atenção e dos esquemas de interacção para efectuar melhoramentos.


Metodologia Habitual

A metodologia habitual de teste adoptada nestes casos baseia-se em "Focus Groups".


Problema da Metodologia

Os problemas da abordagem convencional deste tipo de metodologia relacionam-se com a realização de teste, geralmente em ambientes estéreis e desconfortáveis, com uma observação constante por parte dos elementos responsáveis pelos testes e recolhas de dados, que acabam por colocar alguma pressão e pouco à vontade nos indivíduos. O facto de haver um limite de tempo rígido para a realização dos testes, e a realização de uma reunião entre o grupo de testers e os responsáveis pela obtenção de dados logo após o final da execução dos mesmos, limita a obtenção de um conjunto de dados mais precisos sobre jogabilidade e interactividade.

Nova Abordagem Metodológica

O novo método adoptado pela Electronic Arts, o SNERD (Simulated Native Environment Research Division), tinha como objectivo preparar um ambiente típico de um gamer, com uma sala própria, com uma mesa, cadeira e um computador, e sem a participação de outros testers, permitindo assim ao indivíduo estar mais à vontade numa simulação do seu ambiente típico de interacção com jogos. Os participantes interagiam com o jogo durante seis horas em dois dias, e era lhes pedido apenas que relatassem as suas acções em voz alta, com pouca ou muito pontual interrupção por parte dos observadores, para tirar alguns apontamentos sobre a opinião do gamer em momentos particulares do jogo. O à vontade do ambiente proporcionado pela recriação do ambiente natural de interacção de um gamer, daria concerteza dados mais concretos e fiáveis sobre os seus procedimentos nas acções do jogo Spore.

Resultados

Os dados recolhidos pela equipa encarregue da observação dos testes relevaram-se mais fiáveis pelo facto de ao terem conseguido colocar os jogadores em ambientes mais confortáveis, terem também conseguido captar reacções e expressões corporais naturais por parte dos jogadores durante a sua interacção, algo que noutro ambiente de recolha de dados mais rígido não seria possível. Era este o principal objectivo da equipa que para tal efeito, durante um ano, reuniu 59 utilizadores em 393 horas de jogo no total para a obtenção dos seus dados.


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