Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010

Boas.


Faltava me apenas deliberar o meu parecer relativamente à forma como as disciplinas de Projecto e Seminário decorreram no primeiro semestre.


Em perspectiva, olhando para o passado recente e encarando a viabilidade dos modelos de ensino leccionados com o semestre já terminado, considero que as aulas de ambas as disciplinas foram de grande importância para a sensibilização da estrutura do trabalho que todos nós teríamos de conceber e realizar no futuro, e que culminaria eventualmente com a entrega do plano de investigação e enquadramento teórico. As marcações de tarefas periodicas foram de grande importancia para que todos pudessem encontrar o seu caminho e separar o trigo do joio relativamente áquilo que deveriam explorar em termos das suas investigações nos diversos projectos, assim como foram também bastante importantes para adiantar algum trabalho para os documentos finais a entregar, reduzindo uma carga que de outra forma, e sem orientação, seria dificílima de conseguir gerir.


Pelo que constatei, relativamente a outras áreas, cada mestrado tem um funcionamento claramente diferente no que diz respeito áquilo que é exigido dos alunos e nos seus prazos estipulados. É certo que embora não existam cadeiras de acompanhamento preliminar deste genero nessas outras áreas, e a falta desse tipo de disciplinas ofereçam um certo "conforto" por ser cada aluno a gerir da melhor forma o seu tempo ao longo de todo o periodo anual que tem para realizar a sua dissertação, a verdade é que, como já referi anteriormente, estas provam ser bastante úteis, pois a divisão explicita em dois momentos de trabalho, um primeiro de investigação com deadlines definidos e um segundo de trabalho no campo de investigação concreto, permitem que o aluno se possa concentrar devidamente em cada uma das fases, sem ter de correr à pressa num "forcing" desenfreado para escrever toda a sua dissertação nos ultimos tempos antes da defesa final.


A minha avaliação é positiva, mas relativamente à cadeira de Seminário, friso que é de grande importãncia obter um 50/50 relativamente a ambas as áreas do mestrado, MM e AV D, e deverá haver no futuro uma maior variedade em termos das sessões de seminário que devem ser proporcionadas aos alunos. As temáticas relacionadas com o audiovisual ou foram pouco abordadas, ou muito diluídas na sua relação com os "novos media". Algo que com alguma consideração atempada antes do inicio do proximo ano, penso que poderá ser melhorado!


Bem...tenho um enquadramento teórico para continuar a escrever. Boa Sorte para todos os que vão á primeira fase!




Sobre mim
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Artigos recentes

Projecto D. & Seminário: ...

Modelo de Análise e Metod...

Cronograma e Resultados E...

Seminário :: 27-11-09 :: ...

Indice Provisório (Enq. T...

Actividades de Seminário ...

Actividade de Projecto - ...

Updates...

Tarefa Aula Proj. Diss. (...

Pontos comuns entre Proje...

Arquivo

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Really Good Music!
Arquivado em

advertising

agenda

amigos

análise

aqui

avaliação

avenida

cinema

co-realização

concurso

critica

cronograma

dados

dissertação

enquadramento

here

impacto

índice

investigação

lógica

manifesto

marketing

mcmm

metodologia

modelo

pesquisa

planeamento

pré-produção

projecto

projectos

promoção

resultados

seminário

sinopses

snerd

social

spore

trailer

video

web

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds